BEM-VINDO
A VANCOUVER

  • Dados e Informações
  • A Cidade
  • Jogos Olímpicos de Inverno
  • Localização
  • História
  • Clima
  • Economia
  • Turismo
  • Seja um Colaborador

Dados e Informações

Vancouver
Colúmbia Britânica
Canadá

Continente: América do Norte
País: Canadá
Província: Colúmbia Britânica
Região: Costa Oeste do Canadá
Área: 114.97 km²
População: 631.486 hab. (2016)
Densidade: 5.492,6 hab./km²
PIB: US$ 135.6 bilhões (2017)
Fundação: 06 de abril de 1886
Fuso horário do Pacífico: GMT -8

Você conhece Vancouver?

Se sim, então relembre seus momentos de quando esteve na cidade e compartilhe conosco a sua experiência!

Agora, se ainda não conhece, que tal navegar um pouco e apreciar o conteúdo que separamos para você?

Mas por que escolhemos Vancouver como nossa primeira cidade homenageada?

Há alguns anos atrás essa cidade preencheu nossos corações e nos recebeu com toda a sua beleza e diversidade, por isso é a nossa primeira cidade homenageada.

Para quem buscava uma experiência inédita na vida, Raincouver como é ‘carinhosamente’ chamada, foi generosa naquele ano com dias de chuva abaixo da média, alguns dias nublados e frio suportável.

Foram quatro estações de beleza indescritível vivenciadas com pessoas solidárias e acolhedoras. Muito tempo se passou, porém as paisagens e as lembranças dessa linda cidade permanecem vivas na memória.

Vancouver é a maior cidade da Colúmbia Britânica e está entre os 10 maiores municípios do Canadá, ocupando o oitavo lugar da lista. A cidade possui uma área que abrange cerca de 114.97 km² com aproximadamente 631.486 habitantes (censo 2016).

Tem como principais características suas águas limpas, cuidados com a saúde, pessoas amigáveis e ambiente seguro.

É um dos lugares que apresenta as mais belas paisagens para turismo ecológico e oportunidades para estudantes estrangeiros e imigrantes, oferecendo segurança e infraestrutura, o que coloca Vancouver entre as primeiras cidades com a melhor qualidade de vida urbana do mundo.

O local também oferece arte, cultura, entretenimento, vida noturna, excelente gastronomia e grandes marcas da moda.

Jogos Olímpicos de Inverno 2010

A cidade sediou os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de 2010 e por isso, também se tornou referência nos esportes ao ar livre. 

As mascotes dos Jogos de Vancouver, Quatchi e Miga, foram criaturas inspiradas na fauna e nos contos dos primeiros povos na Costa Oeste do Canadá.

Quatchi é um sasquatch, um personagem popular da lenda local que vive na floresta. Ele está coberto de pelos grossos e usa botas e protetores de ouvido.

Miga é um urso-marinho, um animal mítico que é parte baleia assassina e parte urso Kermode.

O urso Kermode, também chamado de “Urso espírito”, vive apenas na Colúmbia Britânica, província onde se localiza a cidade de Vancouver.

A arquitetura de Vancouver é moderna e com muito uso do vidro, o que a levou ao apelido de “Cidade de Vidro”. 

Os prédios foram projetados para aproveitar a luz solar e a paisagem natural, já que Vancouver está em uma península cercada por três praias com vista para parques e montanhas cobertas de neve, formando um cenário desejado por todos.

Localização

Vancouver está localizada entre o Oceano Pacífico e as montanhas íngremes e rochosas do Oeste canadense.

Essas montanhas são cobertas de neve e chegam a atingir até 3.000 metros de altura, o que proporciona à cidade um clima oceânico moderado, já que é protegida pelas montanhas e aquecida pelas correntes do oceano.

Vancouver, BC.

Toronto, ON.

Montreal, QC.

História

A exploração das terras no Oeste Canadense foi marcada por conflitos entre os povos indígenas e mineiros americanos, provocando a interferência dos britânicos sobre a região que acabaria se tornando a província canadense da Colúmbia Britânica.

O povo nativo foi obrigado a migrar para reservas indígenas, mas manteve suas marcas e influências na arte e na cultura, preservando a memória daqueles que ali estavam quando o território foi ocupado.

ca. 1906
ca. 1906
Pender Street, Vancouver (ca. 1906) Fonte: City of Vancouver Archives CVA 677-530

Pender Street

© City of Vancouver Archives CVA 677-530

1928
1928
Pender Street, Vancouver (1928) Fonte: University of British Columbia. Library.  Rare Books and Special Collections

Pender Street

© University of British Columbia. Library. Rare Books and Special Collections

ca. 1950
ca. 1950
Chinatown at night, Vancouver, B.C. (ca. 1950) Fonte: University of British Columbia. Library.  Rare Books and Special Collections

Pender Street, Chinatown, à noite

© University of British Columbia. Library. Rare Books and Special Collections

2014
2014
Pender Street, Vancouver (2014) Fonte: Peter B Clibbon

Pender Street, Chinatown, à noite

© Peter B Clibbon

Você sabia?

Você sabe a origem do nome da cidade?

O nome da cidade se deu em homenagem ao navegador inglês George Vancouver, da Marinha Real, que explorou e inspecionou a costa Canadense em 1792.

Após a conquista da região, surgiram pequenos assentamentos de serraria. Granville foi o nome dado originalmente ao local que incorporou Gastown e, posteriormente tornou-se Vancouver. A cidade foi colonizada principalmente por americanos vindos da Califórnia em busca de ouro em 1827 e alguns poucos europeus que chegaram ao final da década de 1850. Dentre eles, os escoceses foram a sua maior influência.

Finalmente em 6 de abril de 1886, a legislatura provincial incorporou a cidade de Vancouver. Nesse mesmo ano, a cidade foi vítima de um grande incêndio que consumiu quase toda a cidade. Felizmente a área foi completamente reconstruída e continuou a prosperar nos anos seguintes, contando com o principal porto da costa do Pacífico do Canadá até os dias de hoje.

Tal crescimento fez de Vancouver um destino popular para imigrantes vindos principalmente da China (a cidade tem a segunda maior Chinatown do mundo fora da Ásia) e da Índia, criando uma atmosfera um tanto britânica com conotações do Leste Asiático.

Tal crescimento fez de Vancouver um destino popular para imigrantes vindos principalmente da China (a cidade tem a segunda maior Chinatown do mundo fora da Ásia) e da Índia, criando uma atmosfera um tanto britânica com conotações do Leste Asiático.

Sua rica mistura de nacionalidades tornou a cidade um
dos lugares mais cosmopolitas da América do Norte.

Sua rica mistura de nacionalidades tornou a cidade um dos lugares mais cosmopolitas da América do Norte.

Clima

Apesar de ser uma das cidades mais quentes do Canadá, Vancouver apresenta uma temperatura média anual de 18.2°C (64.7°F), sendo agosto o mês mais quente e dezembro o mês mais frio.

A maior incidência de sol ocorre no mês de julho, enquanto que o menor número de horas diárias de sol é medido em janeiro. Quanto às chuvas, a maior frequência ocorre entre novembro e dezembro e os meses mais secos são julho e agosto.

Economia

Vancouver é o coração industrial, comercial e financeiro da Colúmbia Britânica. Possui um porto de águas profundas livre de gelo, o maior do Canadá. É também um importante porto para navios de cruzeiro, tendo o Alasca como destino mais comum.

A cidade é o principal destino dos turistas que visitam a região, arrecadando cerca de US$ 5 bilhões por ano nesse setor.

Cinema

Além do turismo, Vancouver se tornou um centro de indústrias de alta tecnologia e de produção televisiva e cinematográfica, ocupando o terceiro maior local de produção cinematográfica da América do Norte.

Os encantos da cidade contribuem para o destino de filmagem de grandes obras do cinema, como Deadpool, Percy Jackson, A Saga Crepúsculo: Eclipse, Star Trek, entre muitos outros títulos consagrados da indústria.

Turismo

Vancouver é rica em beleza natural, formando cenários perfeitos para eventos e atrações turísticas.

O acesso à cidade é feito através de vias rápidas que conectam o Aeroporto Internacional de Vancouver a hotéis e embarcações de cruzeiros. Há também serviço de hidroavião, balsas e trens, todos dentro da cidade, tornando fácil a mobilidade para seus visitantes.

Compartilhe sua experiência e faça parte da nossa comunidade

Colabore compartilhando suas artes, dicas, experiências, fotos, histórias, ideias, ilustrações e vídeos e faça parte do projeto LeCode.

Depoimentos da comunidade LeCode

Agora é a sua vez!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?